logomarca clinica cdcRua Dr. Zerbini, 671 - Chácara Cachoeira -
67 3348•6800

Notícias

No site da Clínica CDC você pode conferir as últimas notícias sobre saúde. Queremos sempre trazer conteúdo de qualidade para lhe manter bem informado, oferendo um serviço de utilidade do seu interesse.

Insuficiência Cardíaca - Para que servem os Remédios?

16Fev2012


O que os remédios de Insuficiência cardíaca fazem?

- Se você tiver uma insuficiência cardíaca, os remédios que o seu médico irá prescrever podem:

• Ajudar a se sentir melhor e mais capaz de fazer as tarefas do dia-a-dia.

• Reduzir os sintomas da insuficiência cardíaca (como inchaço ou dificuldade para respirar).

Se você tiver uma forma de insuficiência chamada “Insuficiência Cardíaca Sistólica”, remédios ainda podem ajudar você a viver mais e diminuir a chance de ir precisar ir para o hospital.

Quais remédios eu poderia precisar?

- Abaixo tem uma lista com os remédios mais comuns usados para tratar insuficiência cardíaca.

Muitas poucas pessoas tomam todos os remédios listados. Mas se você tiver insuficiência cardíaca, a lista provavelmente vai incluir pelo menos alguns remédios que você toma.

Muitas pessoas com a doença tomam três remédios ou mais. Isso pode parecer muito. Mas cada um desses medicamentos faz algo diferente. Os remédios trabalham juntos para manter você o mais saudável possível.

Não se esqueça que as dosagens e escolhas dos remédios, que você irá tomar pode mudar de vez em quando. Trabalhe com o seu médico pra achar a combinação e as doses de remédios que irão funcionar melhor para você. Enquanto sua doença progride e seu corpo se acostuma com os remédios, você pode precisar de mudanças. Mas se você seguir as sugestões do seu médico e reclamar a ele em qualquer problema, essas mudanças irão valer a pena.

É uma ótima ideia manter a lista com todos os remédios que você toma, e trazer ela com você todas as vezes que fazer uma consulta no médico.

A lista abaixo inclui apenas algumas informações básicas dos principais medicamentos usados para Insuficiência Cardíaca. Se você quiser mais informações detalhadas, incluindo informações nos efeitos-colaterais causados pelas medicações específicas, pergunte ao seu médico ou enfermeira.

Medicamentos para tratar insuficiência cardíaca:

Inibidor da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) e Bloqueador do Receptor da Angiotensina (BRA) - são comumente agrupados juntos, porque elas trabalham em jeitos similares. Médicos geralmente receitam inibidores da ECA primeiro. Mas eles às vezes trocam os pacientes para BRA, se o paciente tem efeitos colaterais com os inibidores da ECA.

Inibidores de ECA e BRA relaxam os vasos sanguíneos e pode diminuir a pressão arterial. Isso faz com que o coração bata mais facilmente. Inibidores de ECA e BRA também ajudam a prevenir ou desfazer mudanças no formato do coração que pode acontecer por causa da insuficiência cardíaca

Alguns exemplos de Inibidores da ECA incluem enalapril, captopril e lisinopril. Alguns exemplos de BRA incluem candesartan (nome da marca Atacand) e valsartan (nome da marca Diovan).

Beta-bloqueadores — Beta-bloqueadores diminuem a velocidade do coração e pode diminuir a pressão arterial. Eles ajudam a reduzir a quantidade de trabalho que o coração tem que fazer.

Quando as pessoas acabam de começar a tomar beta-bloqueadores, eles às vezes se sentem um pouco pior que antes. Isso é apenas enquanto o corpo se acostuma com o medicamento. Mas quando o corpo se acostuma com os beta bloqueadores, o remédio pode realmente ajudar. Se o seu médico prescrever um beta bloqueador, dê uma chance para ele começar a funcionar.

Alguns exemplos de beta bloqueadores incluem carvedilol (nome da marca: Coreg), metoprol e bisoprol.

Diuréticos (pílulas de água) — Quando você tem uma insuficiência cardíaca, o seu corpo retém líquido extra. Diuréticos ajudam o corpo a se livrar de sal extra e líquido. Eles podem reduzir os sintomas de falhas do coração ou impedir que eles piorem. Por exemplo, diuréticos podem ajudar a tirar fluídos dos pulmões, o que facilita a respiração.

Diuréticos fazem você urinar muito, especialmente quando acaba de começar a tomar eles. Isso significa que na verdade o medicamento esta funcionando. Mas se a necessidade de urinar muito cria uma dificuldade para você tomar o remédio, trabalhe com o seu médico ou enfermeira para achar um bom momento para tomar eles. Tome-os no mesmo horário todos os dias e não perca nenhuma dose. Pulando apenas um diurético ou tomando esses medicamentos na hora errada ou com a dose errada pode levar uma pessoa para o hospital. É muito importante que você tome esses medicamentos exatamente como o médico ou enfermeira te disser.

Alguns exemplos de diuréticos incluem furosemida (nome de marca: Lasix®), torsemida (nome de marca: Demadex®) e bumetanida.

Antagonista do receptor Aldosterona — Eles são similares a diuréticos. Eles ajudam o corpo a se livrar do sal extra e líquido. Mas ele também ajuda o corpo a reter potássio. Isso é importante porque outros remédios de insuficiência cardíaca às vezes fazem o corpo perder muito potássio, o que o corpo precisa para funcionar normalmente.

Quando tomar esse tipo de medicamento, é muito importante fazer exames de sangue regulares para checar o seu nível de potássio e ver como os seus rins estão trabalhando. O seu medico ou enfermeira devem acompanhar os resultados bem de perto.

Alguns exemplos de antagonista do receptor de Aldosterona incluem spironolactone (nome da marca: Aldacton) e eplerenone (nome da marca: InspraTM).

Nitratos com hidralazina — trabalham juntos para relaxar e expandir os vasos sanguíneos. Isso facilita para o coração bombear sangue para todo o corpo todo. Essa combinação de medicamentos é às vezes usada em pessoas que não podem tomar o Inibidor da ECA. Infelizmente, o remédio também causa efeitos colaterais (como dor de cabeça e náusea), então médicos geralmente tentam outras opções antes de sugerir essa.

Esses dois medicamentos vêm em uma única pílula, mas é possível pegar os dois ingredientes separados por bem menos dinheiro. Os dois ingredientes vêm em pílulas de dinitrato de isossorbida e de hidralazina.

Digoxin — Digoxin ajuda o coração bombear com mais força. Isso pode ajudar reduzir alguns sintomas da insuficiência cardíaca.

Fonte: Escrito pelos médicos e editores na UpToDate.

Tradução: Camila Macário - Clínica CDC.

Revisão: Dr. Délcio Gonçalves da Silva Jr.

\Voltar

Corpo Clinico

Conheça a equipe de profissionais responsáveis por levar a você toda a segurança dos nossos exames.

Saiba Mais

Convênios

Mantemos convênios com diversas insituições para que você possa ter acesso aos nossos serviços com mais tranquilidade.

Saiba Mais

Centro de Diagnóstico Cardiovascular • Rua Dr. Zerbini, 671 - Chácara Cachoeira - 67 3348•6800 / Campo Grande, MS.
Todos os direitos reservados.